Thursday, January 20, 2011

De jovem plugado a gênio inovador

39200.jpg

http://www.dcomercio.com.br/materia.aspx?id=60489&canal=53

Sérgio Vinícius - 18/1/2011 - 22h42



O sonho do geek de trocar o quartinho ou garagem com PC, por uma sala espaçosa e superequipada em uma multinacional – além do gordo salário de executivo – está próximo de se tornar realidade. Pelo menos para um grupo de pequenos gênios que disputam os concursos voltados a jovens empreendedores, durante a edição 2011 da Campus Party – evento de tecnologia, realizado até dia 23 no Expo Imigrantes. Nomes como Fundação Vanzolini e Telefônica premiarão as melhores iniciativas tecnológicas, como novas soluções para e-mail marketing e até vendas de fraldas por smartphones.

Entre 300 inscritos, a organização da Campus Party selecionou 45 concorrentes – 15 para o prêmio Campuseiros Inventam; 30 para o concurso Campuseiros Empreendem, que tem uma categoria específica para quem desenvolve aplicativos de celulares e smartphones. Além de fomento para desenvolver trabalhos com auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da incubadora da Microsoft, Bizspark, haverá distribuição de mais de R$ 100 mil em prêmios.

"Como a Campus é uma referência no mundo digital, ela reúne os mais inventivos profissionais de tecnologia", diz Richard Martelli, consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) São Paulo.

Um dos sistemas finalistas em inovação foi criado por Daniel Chu, o NetFraldas, que permite a pais de recém-nascidos "assinarem" o serviço e receber os artigos no local desejado. O sistema contabiliza as fraldas e pode ser interrompido, de acordo com os pedidos dos pais. Basta ao interessado preencher um rápido cadastro, com itens como idade do bebê, marca da fralda, e esperar as entregas mensais.

Acompanha o sistema um quadro com a evolução do uso dos artigos e estatísticas em geral. Para quem quiser acompanhar a apresentação do NetFraldas, pode acessar: www.slideshare.net/dmchu4/projeto-netfraldas.

Destaque também para o sistema de e-mail marketing Mailee (mailee.me). Com uma interface amigável, o sistema de envio de mensagens em massa permite a integração com redes sociais, edição dos textos e das figuras no próprio sistema e, de forma animada, mostra quem acessou a mensagem, quanto tempo ficou e em que parte do mundo o e-mail é lido. De acordo com os criadores da ferramenta, capitaneados pelo gaúcho Felipe Cabral, a ideia foi desenvolver "um sistema com sentimento".

Outra plataforma, finalista da categoria Aplicativos para Dispositivos Móveis, é a Tropical Cyborg, que desenvolve games em 3D para iPhone. À venda na loja de aplicativos da Apple, os jogos em três dimensões – criados por Rogério Lima – que mais agradam ao público são o FB Racer e o Foosball 3D. Para quem não tiver o iPhone mas quiser brincar, há o link www.tropicalcyborg.com/Home.html.

Na edição anterior da Campus Party, o vencedor do até então chamado Campuseiros Apresentam foi o sistema iTVProject (www.itvproject.com), uma ferramenta para construção de aplicações para TV digital interativa. Idealizado por seis jovens universitários, o sistema foi criado em apenas uma noite. "Passamos o tempo todo fazendo o vídeo exigido pelo regulamento. Aí, conseguimos nos classificar e, no final, vencemos", diz Marcos Roberto Oliveira, porta-voz do grupo.

Depois dessa rápida ascensão, o projeto dos amigos se transformou na Intacto TV Digital, companhia que tem hoje 26 funcionários e é voltada ao desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas.

O Ministério da Defesa, o Banco do Brasil e o TCU são alguns dos clientes da empresa. "Com esses concursos, mostramos que o Brasil pode estar na vanguarda da tecnologia", conta Mario Teza, diretor-geral da Campus Party Brasil.

No comments: