Thursday, December 8, 2011

Boas vindas à "new kid on the blog": Personal Trip Advisor!

Onde tudo começou: Peru


O Peru é um mundo e nesta viagem de duas semanas exploramos somente um pouco deste imenso paraíso natural que oferece aos seus visitantes um impressionante legado histórico e cultural. Pela conjunção de intrigantes ruínas com paisagens espetaculares por toda a sua extensão, a trilha Inca ou caminho Inca que percorremos em 4 dias é considerada a caminhada mais famosa das Américas e faz parte do top 10 de 10 em cada 10 listas das melhores trilhas do mundo.
Ela começa no km 82 da ferrovia Cusco/Quillabamba e por cerca de 42 km, elevando-se à uma altitude de 4215 m atravessa as montanhas acima das margens do rio Urubamba até levar à cidade perdida de Machu Picchu que neste ano comemora o centenário do seu descobrimento.
Relatar a experiência de reviver o caminho que os Incas faziam para chegar a Machu Picchu, recheando de preciosas dicas e recomendações será a prazerosa tarefa que a Cláudia - minha querida prima - abraçou e para isso resolveu criar o blog Personal Trip Advisor, ao qual desejo continuidade e sucesso. De meu lado, deixo aqui o registro de uma lição que o Peru nos ensina. Há pouco mais de 20 anos atrás o país vivia sob total domínio do terrorismo e do tráfego de drogas, de forma que poucos eram os turistas que se arriscavam nesse mesmo caminho Inca que percorremos com toda a paz e tranquilidade. A história de como o governo peruano conseguiu mudar esse cenário é controversa e repleta de episódios escusos, mas é fato que, com obstinação, em um período curto de uma década, a atuação terrorista do Sendero Luminoso foi em grade parte suprimida – uma tarefa tão ou mais árdua quanto eliminar o tráfico de drogas das favelas do Rio de Janeiro. Árdua porém possível, se ao menos algum governo de fato quisesse. Não foi o caso dos últimos que ocuparam o cargo. Infelizmente também não parece ser o caso da atual ocupante (mas aí já estou digredindo).

Cláudia, seja bem vinda! Vida longa e próspera para o blog Personal Trip Advisor!

É por instantes como esses que você deixa a sua casa – para não mais se sentir como um estranho no mundo, para testar seu ânimo contras a força do destino, para encontrar amigos desconhecidos, e ouvir que não importa quão longe você vá vagando como um peregrino, “você jamais caminhará sozinho”. 

- Phil Cousineau, A Arte da Peregrinação

No comments: