Friday, November 2, 2007

... novos desafios???

Fim de ano chegando, mercado aquecido e já começa a chegar de novo aquela enxurrada de e-mails de amigos e conhecidos mudando de emprego... Lugar comum de todos estes e-mail é onde eles dizem que estão saindo "em busca de novos desafios".

Porque afinal todo mundo hoje em dia "está em busca de novos desafios"?

Será que o uso excessivo de termos desse quilate não se transformou em uma espécie de lugar comum, de guarda-chuva de anseios generalizados, onde todo mundo procura se encaixar pra não destoar da manada?


... porque não podemos dizer que estamos procurando algo como "um lugar mais bacana para trabalhar", "um emprego onde possa realizar minhas metas profissionais", "um trabalho mais prazeiroso" ou simplesmente a verdade na maioria dos casos "um lugar que pague melhor"?

Será que todo mundo precisa, obrigatoriamente, viver o tempo inteiro "buscando desafios"? Ou você acha que é utopia trabalhar em algo que lhe dê prazer?

Da mesma forma que os produtos que não deixam de ser fabricados porque deram errado em suas estratégias, e são "descontinuados", hoje em dia as pessoas não se demitem ou são demitidas por conflitos ou diferenças de visão gerencial, elas "partem em busca de novos desafios pessoais..."

Pois me parece que temos aqui um nítido sinal do excesso da influência perniciosa de literaturas corporativas de auto-ajuda-empresarial tipo VocêS.A., Exame, IstoÉdindim e outras pérolas do gênero, pra não ficar citando mais títulos.

E há um excesso de neologismos, de novilíngua que nem George Orwell ousaria ter imaginado...

Um bom feriadão, e abraços desafiadores a todos :-)

No comments: