Sunday, May 6, 2007

Nome de Rua, será que importa?

Aqui neste blog evidentemente não, mas e onde as ruas têm nomes, será que o nome da rua tem alguma influência sobre coisas do tipo: o valor dos imóveis ou o tipo de pessoa que acaba morando ali?

Dois americanos do Texas postaram esta mesma questão em seu blog. O que eles queriam descobrir era se as pessoas pagariam menos por uma casa na Poison Street do que uma casa idêntica na Pleasant Avenue. Eles reuniram um monte de informações e fizeram diversas comparações coerentes, mas apesar disso não chegaram a uma resposta conclusiva a respeito da questão.

No aclamado best seller Freakonomics, o autor a pergunta similar sobre o nome das crianças: O nome que você escolhe para uma criança, será que influencia no seu destino? O estudo comparava crianças, em especial meninas negras com nomes de origem africana com Latoya versus nomes mais tradicionais como Jessica. A conclusão que ele chega é que na verdade não importa muito.

Agora, se o nome da rua importa, mas o nome de uma criança não, porque será que é assim?

3 comments:

Anonymous said...

Tenho minha suspeita: quando se conhece alguém, o nome passa ser apenas um detalhe. Já nome de rua influencia mais quando não sabemos muito mais a respeito, por exemplo quando procuramos um imóvel nos classificados ou um endereço numa página amarela... De qualquer forma, não acho que deve influenciar muito, se é que de fato chega a isso... Agora vc precisa colocar um assunto mais controverso!

Anonymous said...

o nome de uma pessoa é tão impactante quanto a fisionomia da mesma tem que combinar e dizem os supertisciosos que o nome revela a persoanlidade de alguem acho que ajuda muito mas eu pensaria duas vezes em morar em uma rua chamada "rua do veneno"

Erick said...

Esse assunto me lembrou o filme "Meet the Fockers"! O filme é um exemplo da importância que tem o nome de uma criança para uma convivência tranquila em sociedade. Chu, não li o Freakonomics, mas pelo amor de Deus, não dê o nome de Gaylord para o seu filho, ok!
Um abraço!