Saturday, August 11, 2007

Palestra Suspeita

Nesta sexta-feira, uma palestra que estava ocorrendo na escola me chamou a atenção pelo título inusitado:

“Money Laundering, Financing Terrorism and Suspicious Activities”

Organizada pela Coordenadoria de Relações Internacionais da FGV-EAESP e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, a palestra foi proferida por um Professor Catedrático de Finanças da Alabama University.

Essa palestra me lembrou uma passagem do filme "O Senhor das Armas", quando o Nicolas Cage, depois que a esposa (a bela Bridget Moynahan) descobre a natureza dos seus negócios, resolve se regenerar, comenta: "O problema do dinheiro honesto é a dificuldade de ganhá-lo."

Apesar do tema suspeito, foi fantástico notar a engenhosidade dessa turma. Se ao menos todo esse talento e criatividade fosse usado para o bem... Estaríamos bem!

Falando no Senhor das Armas, recentemente tive uma aula especialmente dedicada ao filme. Ele trás uma imensidade de "insights" a respeito de poder, ética, negociação, ambição e path dependency entre outras coisas. Como lição de casa tivemos que selecionar as frases mais marcantes. A minha seleção foi esta:

“A primeira vez que você vende uma arma é muito parecida com a primeira vez que você faz sexo. Você não tem a menor idéia do que esta fazendo, mas é emocionante. E de uma forma ou de outra vai acabar muito rapidamente”.

“Não há nada mais caro para um comerciante de armas do que a paz”.

“Serei libertado pela mesma razão pela qual você me prendeu: Eu ‘coço’ as costas dos homens mais importantes do mundo, aqueles que se dizem, líderes”.

“Os que sabem, não ligam; e os que ligam, não sabem”.

“Eu era culpadíssimo, mas ele não podia provar”.

“Passei a vida inteira fugindo da violência, mas deveria ter ido ao encontro dela”.

“Eu sempre quis fazer algo grande, só não sabia o quê”.

“Dizem que todo homem tem um preço, mas nem todo mundo recebe o seu”.

“Alguns dos relacionamentos de maior sucesso se baseiam em mentiras”.

“Esse é o problema de amar a garota dos sonhos. Ela se torna real”.

“Não interessa se é legal. É errado”.

“Eu lhe mandaria para o inferno, se você já não estivesse lá”.

“As vezes eu preciso de um ‘free lancer’ para fazer algumas coisas que eu não faço”.

“Se sou lembrado significa que morri”.

“Mesmo no inferno, às vezes um anjo faz a sua aparição”.

“Eu gosto do chapéu, isto nos lembra que existe algo acima de nós”.

“Naquele dia eu entendi que o meu destino era satisfazer uma outra necessidade humana básica”.

“Não pode obrigar alguém a amá-lo, mas pode melhorar suas chances”.

“Vivemos em um mundo que apenas a suspeita não constitui um crime”.

“Você tem que ser rápido, algumas revoluções terminam antes que as armas cheguem”.

“Você pode vencer muitos inimigos, mas se lutar contra sua própria biologia, você sempre perde”.

“Onde há um desejo, há uma arma”.

“Eles dizem que o mal triunfa quando homens bons falham. O que eles deveriam dizer é que o mal triunfa”.

“Existem apenas duas tragédias na vida: uma não conseguir o que se quer e a outra é conseguir”.

"Eu sou bom de língua, mas o que fala melhor é o dinheiro”.

No comments: