Saturday, January 26, 2008

Seguindo o Tema da Taty...

Tudo bem Taty, mensagem recebida e processada... Apesar do blogeiro considerar o tenis como a verdadeira metáfora da vida, com toda a sua complexidade, altos e baixos, momentos de medo e coragem em que mais do que vencer o adversário que se encontra do lado oposto da quadra, é preciso primeiro vencer o que se encontra do seu próprio lado.

Tarefa essa que cada tenista tem que realizar "lonely" - parafraseando a nossa colunista Taty em um de seus momentos " I'm lonely in this planet!" Mas OK, chega de tenis por enquanto - mesmo porque a musa do blog, a Ana, hoje não teve chance contra a Toda Poderosa Maria Sharapova ...

Vou entregar aqui que a preferência esportiva da Taty recai sobre os "meninos do volei" - esporte o qual, admito, só desperta minha atenção a cada 4 anos, quando alguns países conseguem reunir um punhado de jogadores que de fato conseguem fazer em quadra um disputa interessante. 2008 é um desses anos... Vamos aguardar Pequim para voltar a ver uma quadra de volei! :-)

Então, para não ficar falando sobre aquilo que não sei, volto para o tema do post anterior - filmes! Vai aqui uma outra boa pedida que trata também, mas de uma forma diferente desse tema.

Denzel Washington é o diretor e o ator principal do filme, produzido pela popular apresentadora e fanfarrona norte-americana Oprah e baseado em fatos reais.

O personagem de Denzel Washington, Mel Tolson, é um professor que vive no Texas na década de 1930 e monta um grupo de debate com seus alunos universitários.

O longa, foi baseado na história real de Melvin B. Tolson, professor de uma pequena universidade voltada para negros no Texas no ano de 1935.

Tolson conseguiu formar um time de debate, e, com muito esforço e enfrentando o racismo, os alunos foram capazes de superar os garotos da renomada Havard em uma competição nacional.

Os eventos no filme ocorreram há muito tempo, mas Washington insiste que sua visão do preconceito racial permanece, infelizmente, tão atual quanto sempre.

Como pai, Denzel gosta quando seus filhos se manifestam."Eu encorajo meus filhos a expressarem suas opiniões", ele diz. "Eu quero que acreditem em si mesmos e defendam aquilo que acreditem ser certo."Mas isso não significa que ele é um pai permissivo, que não se envolve.

"Meus filhos cresceram sob o conceito de 'faça o que precisa fazer para que possa fazer o que quer fazer'", diz Washington. "Nós vivemos em uma sociedade fast food. Eu sei que todos querem as coisas imediatamente. Nós ensinamos aos nossos filhos que tudo acontece rapidamente: você corre em seu trabalho, coloca quatro linhas em uma folha de papel e de repente é milionário em um instante. Quais são os outros passos?"

"Meus filhos dizem: 'Pai, posso sair?' Então eu digo: 'Faça sua lição de casa, porque você precisa fazer o que precisa fazer para que possa fazer o que quer fazer'. Eu acho que precisamos ensinar esta lição desde cedo. É tarde demais para dizer isto ao seu filho quando ele tem 19 anos."


"Do what you have to do so you can do what you want to do" - Denzel Washington.

No comments: