Monday, October 22, 2007

Nascidos em Bordéis


O GNT exibiu ontem este brilhante documentário vencedor do Oscar 2005 e de 12 outros prêmios em festivais de cinema e TV. Nesta produção, os cineastas Zana Briski e Ross Kauffman com uma idéia simples e criativa, conseguem um resultado impressionante: traçam um retrato das crianças filhas de prostitutas do bairro mais pobre de Calcutá, na Índia, e tentam entender sua forma de ver o mundo através das fotos que elas tiram com câmeras fornecidas pelos diretores.

Enquanto os meninos vão descobrindo essa nova forma de se expressar, os cineastas lutam para lhes dar mais esperança e uma vida melhor diante de um cenário onde a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos. Apesar de toda a boa intenção e esforço para mudar o destino traçado àquelas crianças eles não tem sucesso em encontrar escolas e internatos para elas.

Por fim, a capacidade infantil de ver as coisas com uma ótica distinta - desarmada e esperançosa - é o que transparece.

O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Não muito distante da realidade brasileira, o documentário é um pedido de socorro de quem sabe que o futuro não guarda promessas...

No comments: