Monday, July 30, 2007

Imagine


Imagine sua primeira viagem inesquecível. Que imagens emergem de sua alma? Podem ser de uma visita ao cemitério na infância, para ver o túmulo da família; a excursão da escola para algum sítio arqueológico ou a viagem com seus pais a um local religioso. Que sentimentos suas memórias evocam dessas viagens?

Eles têm alguma coisa a ver com sua vida hoje? Você fez algum dia a promessa de ir a um lugar que é sagrado para você, para sua família ou para seu grupo? Alguma vez você imaginou a si mesmo nem lugar que agita sua alma como o arrulho dos pombos de madrugada?

Se não se trata de você, então quem? Se não é agora, quando? Se não é aqui, onde?

Descubra aquilo com o que sonha, e você descobrirá quem é.

Saturday, July 28, 2007

Momentos (errados) de descontração

O improviso do presidente Lula, ao dar posse ao novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, não foi o primeiro de sua lavra a atropelar a solenidade do cargo, a lógica, a sintaxe, o significado das palavras. Tampouco foi a primeira vezem que, no papel de “gente como a gente”, falou coisas que, embora corriqueiras em conversas informais, chefes de governo ou de Estado se guardam de proferir em público, ainda mais em palácio, ainda mais numa solenidade, ainda mais nas circunstâncias em que se realizou a solenidade de posse do novo ministro.

Presidentes e primeiros-ministros não dizem que, ao embarcar num avião, “entregam a Deus” a sua sorte, entre outros motivos porque estão “na mão das intempéries que nem sempre o ser humano consegue controlar” – como se às vezes conseguisse. Mesmo se padecem do medo de voar, não proclamam a fraqueza para não se expor ao ridículo.

Presidentes e primeiros-ministros que são ou querem parecer sérios, que porventura não gostassem de ler, jamais afirmariam em público, como fez Lula em outra confissão tristemente memorável, que “ler é pior do que fazer exercício em esteira”. Nem mesmo o Bush, cuja aversão à leitura é amplamente conhecida, passaria recibo de sua desabonadora limitação.

Por fim, imagine qualquer dos líderes de nações às quais o Brasil aspira a se equiparar justificando patacoadas que tivesse acabado de produzir, com a seguinte enormidade: “Estou dizendo essas coisas aqui porque nós estamos vivendo momentos de tensão, de sofrimento, e de vez em quando é preciso que a gente tenha momentos de descontração para tornar a vida, eu diria, menos sofrível.” Sofrível, poderia ser um julgamento condescendente do governo Lula.

Sofrido, isso sim, está o País pela perda de vidas humanas que resultou não de uma fatalidade, mas de uma catástrofe à espera de acontecer. Mas infinitamente pior do que as suas dificuldades com o idioma, foi a demonstração que Lula deu de uma falta de compostura sem precedentes mesmo para os seus padrões. O presidente da República, que decerto nunca ouviu falar em circunspecção e deve achar que decoro é problema parlamentar, quebrou de forma ostensiva o decoro presidencial.

Enxovalhou com os seus gracejos um evento que, a rigor, era o equivalente político de uma cerimônia fúnebre – a substituição do ministro da Defesa em razão da tragédia do vôo 3054 da TAM. Esta dificilmente teria acontecido não fosse a crise aérea que a incúria do governo petista prolonga já por 10 meses, a contar de outra tragédia, cujas causas estruturais ainda não foram sanadas. As piadas de mau gosto de um presidente falastrão e insensível ofenderam as duas centenas de famílias brasileiras enlutadas desde a terrível noite de 17 de julho, a maioria das quais nem sequer ainda obteve o escasso consolo de ter os seus mortos identificados para poder sepultá-los.

Friday, July 27, 2007

Quebra Tudo!

Perguntei ao vendedor: "- O que a sua empresa faz?", ele disse:

"- Nós vendemos soluções das principais marcas de informática do mundo. Nós vendemos hardware, software e serviços. Nós oferecemos serviços técnicos de alta qualidade e preços sempre competitivos."

"- LEGAL! PARABÉNS! O que a sua empresa faz?", perguntei novamente.

"- Nós vendemos notebooks, produtos para você montar redes de computadores, serviços de suporte técnico da mais alta qualidade com excelentes profissionais que trabalham em equipe visando sempre a satisfação do cliente."

"- LEGAL! PARABÉNS! O que a sua empresa faz?", perguntei pela terceira vez.

"- Nós temos uma estrutura sólida, filiais em vários estados, nós atendemos todos os clientes de todos os tamanhos com o mesmo comprometimento e dedicação. Nós trabalhamos pelo sucesso dos nossos clientes."

Parei por ali mesmo para salvar a pele do vendedor. Quanto mais o cidadão tentava se explicar, mais se complicava em um emaranhado de palavras difíceis que não fazem sentido algum, não significam nada, não carregam prova alguma do que eles fazem. Você oferece "serviços de suporte técnico de alta qualidade"? PROVE! Você possui "filiais em vários estados"? O QUE ISSO TEM A VER COMIGO? Você tem "excelentes profissionais que trabalham em equipe". QUANDO EXATAMENTE ISSO ACONTECEU? Você "trabalha pelo sucesso dos seus clientes"? O QUE EXATAMENTE VOCÊ CRIOU PARA AFIRMAR ESSA REALIDADE?

Será que o discurso de marketing e vendas não está ficando cheio de palavras vazias? Competência, criatividade, determinação, experiência, modernidade, flexibilidade, inovação, motivação, desafio, benefício, tecnologia, convergência, capital humano, confiabilidade, sucesso, trabalho em equipe, qualidade e organização são palavras fantásticas mas totalmente vazias.

Enciclopédias inteiras foram escritas para explicar o significado dessas palavras, entretanto, de tanto abusarem do verbo, desgatou. O vento levou.

Se existe algo a se dizer que precisa de dez palavras para ser dito, use cinco ; se exigir cinco, diga em três. Quanto mais você falar, mais se enroscará nas próprias pernas. Economize palavras! Palavras vendem! Palavras espantam.

O século XXI pede uma linguagem direta, objetiva, franca, orgulhosa, próspera, positiva, eficaz, que promove a renovação das coisas e a revitalização da alma. Adote, adapte e inclua as seguintes palavras no discurso de marketing e vendas da sua empresa: Imagine, Orgulho, Simplicidade, Paz de Espírito, Prosperidade, Você pode, Você tem direito, Você exige, Você reclama, Estilo de Vida, Revolução, Renovação, Revitalização, Restauração, Independência, Segurança Financeira e Cultura. Escolha as suas palavras como se fossem diamantes, não seja um vendedor, seja um poeta.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA! QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Sunday, July 22, 2007

Blog em Luto

Lamentavelmente perdemos o amigo e familiar "Gus" - Gustavo Martins, vítima do acidente aéreo e da inoperância e irresponsabilidade dos nossos dirigentes.

Gustavo era um garoto brilhante que foi embora cedo demais. Fica aqui nossos sinceros sentimentos.

Thursday, July 19, 2007

O vôo 3054 da TAM

O voo 3054 da TAM saiu do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com 100% dos assentos ocupados e uma criança de colo. Esta foi a explicação do executivo Alberto Fajerman para que o Airbus 320 levasse 186 pessoas. Segundo ele, a aeronave tem 174 assentos para passageiros, seis para tripulantes e outros seis em condições de transporte de pessoas que não são comercializados - o que significa 185 assentos disponíveis.

Segundo ele, havia total condição de 'navegabilidade' para todos os passageiros e tripulantes, incluindo o bebê, pois a aeronave tem máscara de oxigênio para crianças de colo. As informações disponíveis sobre o Airbus 320 são de que a sua capacidade é para 174 pessoas, mas a TAM afirmou que há configurações diferentes, como era o caso da aeronave que explodiu nesta terça-feira em Congonhas, depois de derrapar na pista.

A TAM confirmou nesta manhã que 186 pessoas estavam a bordo do Airbus 320, das quais seis eram tripulantes. Segundo o comando da Aeronáutica, dentro de 30 dias devem ficar prontas as análises da caixa preta da aeronave, encontrada durante a madrugada desta quarta. Na caixa estão gravações das conversas dos pilotos e de dados do voo e da aeronave, incluindo até mesmo posição do manche, velocidade, rotação do motor e funcionamento de equipamentos.

Segundo especialistas, essas informações são suficientes para determinar as causas do acidente. Há informações de que o Airbus 320 da TAM pousou com velocidade excessiva em Congonhas e, por isso, não teria conseguido frear dentro do limite da pista. Outros questionamentos são sobre o peso e o tamanho da aeronave. De acordo com a companhia aérea, o Airbus 320 está dentro das especificações para operar na pista principal de Congonhas.

O Corpo de Bombeiros já retirou dos escombros do prédio da TAM Express 173 corpos de vítimas do acidente com o voo 3054, que explodiu nesta terça-feira dentro do galpão, depois de pousar na pista nova do aeroporto de Congonhas , derrapar e cruzar a Avenida Washington Luiz sem tocar o asfalto. Nove foram identificados no IML. O acidente já é a maior tragédia da aviação brasileira e ocorre 10 meses depois do acidente com o boeing da Gol, que matou 154 pessoas, depois de explodir no ar, atingido por um jato Legacy. .

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os trabalhos de resgate das vítimas devem terminar hoje. A identificação deve levar mais tempo, já que a temperatura pode ter atingido perto de 1000 graus Celsius, carbonizando corpos.

O Aeroporto de Congonhas voltou a operar nesta quarta. O primeiro voo decolou 6h54. Apenas apenas auxiliar está em operação. Ela é mais curta do que a principal, onde ocorreu o acidente, e não permite aviões de grande porte ou com peso excessivo.

A caixa preta da aeronave foi encontrada durante a madrugada A tragédia fez a Defesa Civil interditar 27 imóveis do entorno durante a madrugada. A tragédia do vôo 3054 foi anunciada. Um dia antes, um avião da Pantanal também não conseguiu frear e derrapou na pista molhada . Parou na lama, sem feridos.

Testemunhas dizem que viram as pessoas se jogarem do prédio e foram tomadas pelo sentimento de impotência, de nada poder fazer. - O sentimento de todos é que havia muitas pessoas morrendo no meio daquele inferno, e não dava para salvá-las - disse o jornalista Joel Leite.

Apenas depois de meia-noite começaram a ser retirados corpos da aeronave. Os feridos, atendidos em hospitais da capital, eram 16 - a maioria gente que estava no galpão da TAM Express. Parentes das vítimas começaram a chegar nesta quarta-feira a São Paulo para ajudar na identificação dos corpos. O clima era de desespero e muito choro durante a viagem. No Aeroporto de Congonhas, as pessoas eram levadas para uma conversa com legislas do IML, onde eram orientadas a ajudar na identificação com informações como objectos, tatuagens, arcada dentária e tipo sanguíneo.

Em Brasília, a CPI do Apagão Aéreo decidiu investigar as causas do acidente. Também o Ministério Público de São Paulo e a Polícia Civil do estado abriram inquérito para investigar o acidente, que ocorreu fora do limite do aeroporto.

Fiz questão de colocar a matéria inteira para que haja maior entendimento da situação,embora eu ache que não há como não haver sendo que é a noticia de maior repercussão no Brasil no momento.

Agora alguns esclarecimentos ficam a quem!!!

Como por exemplo a pista tinha condições de fazer decolagem ou aterrissagem de aviões daquele porte? Alguns suspeitam de falha humana o que eu particularmente acho impossível sendo que era um dia chuvoso.... o piloto não iria arriscar a sua vida nem a dos passageiros descendo em alta velocidade!

E mais ,será que o avião estava em perfeitas condições para abrir voo...pelo que me consta não...
Aquele aeroporto tem uma estrutura para ter alto tráfego aéreo?A pista tinha condições?

Se tivesse sido em cumbica teria ocorrido tal tragédia? ..sendo que o espaço é bem maior e não tem casas e avenidas ao redor!!

Na minha opinião o aeroporto de congonhas deveria ser interditado ou ter um fluxo menor de voos ,sendo que não tem condições de ter um fluxo desses,apesar de trazer grande comodidade,creio que seja melhor perder um pouco de tempo e chegar em um aeroporto mais isolado do que perder tantas vidas!

E isso é algo que cabe as autoridades discutir e agir!! Nada do que for dito vai fazer com que as famílias fiquem conformadas, mas é preciso tomar atitudes e que fique como exemplo e que exemplo mais triste....

É lastimável que tenha que acontecer uma tragédias tão grandes para que nossas autoridades tomem conhecimento e atitudes...

Sunday, July 15, 2007

Sem comentários....

O fato é que ontem vi uma cena que já mais pensei que fosse ver,pensei que isso só existisse em filmes ou novelas...O fato é que ontem nós fomos a um churrasco e passamos no super mercado para comprar vinhos,bem, e quando estávamos entrando me deparei com uma cena que realmente!!!

Havia uma moça que trabalhava la no super mercado e uma cliente que estava literalmente HUMILHANDO A MOÇA, DIZENDO QUE POR ISSO ELA ERA UMA SIMPLES EMPREGADA DE SUPERMERCADO, DIZIA QUE ELA ERA TÃO BURRA QUE NÃO TERIA NADA O QUE PUDESSE FAZER PARA MELHORAR DE VIDA E GRITAVA ININTERRUPTAMENTE QUE FOSSE ATENDIDA QUE ELA ERA UMA PESSOA IMPORTANTE NÃO PODIA FICAR ESPERANDO.

Quando me deparei com isso fiquei olhando pasma para a cliente que por sinal era jovem ...mas não me parecia ser algo muito maior do que cada um que estava lá,e mesmo que fosse não teria o direito de ter feito isso com a pobre moça que não retrucou, apenas ouviu, abaixou a cabeça e chorou, talvez por que tivesse filhos para sustentar, então não podia se dar ao luxo de responder...

Não pude fazer nada pois se começasse uma discussão iria agravar a situação.... Só sei que aquela moça arrogante e prepotente não tinha o direito de fazer aquilo com a pobre moça... fosse por qualquer motivo...

É por isso que o planeta está como está, as pessoas realmente não evoluem, podem até evoluir economicamente e intelectualmente mas a essência realmente é o que conta, não adianta ser inteligente rico e tratar o próximo como se não fosse nada ,só por julgar saber e ter mais que os outros... é preferível uma pessoa com dignidade de assumir os erros, do que uma que julga ter algo material a mais que os os outros e julga ser maior por isso.... é lastimável...

Existem pessoas graduadas em não sei quantos cursos que não tem a sabedoria que alguma dessas pessoas sem instrução tem.... me deparei com aquela cena e pensei:

Será que essa mulher não pensa no futuro? Amanhã pode ser ela que pode estar está ali passando pelo mesma situação ou sua filha, neta o que seja ...

As pessoas estão colocando o poder acima de tudo.... só que esquecem que a dignidade e o respeito não tem preço....

O futuro a Deus pertence mas acho que uma pessoa assim devia temer o futuro...

Sem comentários..

Thursday, July 12, 2007

Reflexão


Hoje ouvi da minha prima Cintia uma frase que me fez refletir sobre muitas atitudes que ocorrem em meio familiar, é simples mas explica tudo:

As Pessoas

q mais magoamos

são as que mais amamos.....

pois queremos

q sejam perfeitas

e esquecemos

q são humanas...!!!!


Achei bem legal colocar aqui....para poder entender melhor certas atitudes que tomamos...às vezes somos severos ou nossos pais, mães, irmão, tios, tias são severos mas com certeza é para que nós estejamos, cada vez mais evoluídos.

De volta do paraíso


O paraíso é aqui mesmo! Fica 3° a sul do Equador e a 400 km da costa brasileira. A vista dispensa comentários...

Veja mais fotos de Fernando de Noronha na seção "Photoblog".

"Porque nos seus corações a Natureza assim se agita,
As pessoas anseiam partir em peregrinação,
Para vagar em busca de praias distantes,
De remotos e famosos santuários em terras diversas."

- Geofrey Chaucer, The Canterbury tales.


Monday, July 9, 2007

OAB Resultado


ESTÁ SEMANA SAIU O ÍNDICE DE APROVADOS NA OAB,FIQUEI IMPRESSIONADA AO VER O RESULTADO SENDO QUE HÁ MUITAS FACULDADES DE DIREITO E POUCOS PASSAM NESSA PROVA.....este ano o MEC avaliou 20 novas escolas de direito se não me engano e só uma foi aprovada pela OAB....vc que vai fazer direito como eu ...abra os olhos ...é bom ESTUDAR!

A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo divulgou a lista de aprovados na segunda fase do Exame de Ordem nº 132, realizada em 20 de maio deste ano. Foram aprovados 5.547 candidatos, o equivalente a
30,43% daqueles que realizaram a prova. Ao todo, se inscreveram 20.173 bacharéis em Direito, sendo que 18.229 efectivamente fizeram o teste, com um índice de abstenção de 9,64% (1.944 ausências) e índice de aprovação de 50,16%. Inicialmente estavam habilitados para a prova 9.143 bacharéis, sendo que 7.983 foram aprovados na primeira lista, mais 1.160 em releitura e 950 remanescentes do Exame anterior, o de número 131.

“Considero uma evolução, que mostra que os candidatos estão melhor preparados. Quero creditar este desempenho positivo a um esforço maior dos bacharéis, que vêm se conscientizando da necessidade de estar melhor preparados para enfrentar os desafios da profissão”, afirma Braz Martins Neto, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP. O presidente da Seccional, Luiz Flávio Borges D´Urso, ressaltou que esse é o melhor resultado dos últimos anos em São Paulo. “Vejo com satisfação estes números porque retratam uma gradual melhora na qualidade do ensino no Estado”.
é bom que eu me prepare....a faculdade pode até dar moleza mas a OAB NÃO DA!!HEHEHE!
!

Sunday, July 8, 2007

Batom da câncer?


Hoje lendo uma revista de curiosidades, li uma reportagem que me deixou bem intrigada,porque eu adoro batons e cosméticos, sobre um mito que teria se espalha em 2003. A notícia se espalhou pelo mundo deixando muitas mulheres preocupadas: batom contém chumbo e chumbo causa câncer.


E a revista fez algumas observações sobre esse tal mito:
A mensagem diz que Chumbo é uma substância química. O chumbo é um elemento químico, não uma substância química.

O teste mencionado não serve para nada. Mesmo que você passe um pedaço de ouro sobre uma barra de chumbo (ou o contrário), nem o chumbo nem o ouro mudam de cor.
Segundo a mensagem, Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar Câncer. A American Cancer Society diz que os estudos associando o chumbo aos diversos tipos de câncer não são conclusivos.

Mas segundo o artigo artigo Lead in lipstick a Australian Consumers' Association afirma que as marcas mais famosas de batons não trazem vestígios de chumbo, mas alguns fabricantes da Ásia, África e Oriente Médio ainda continuam a usar o chumbo em sua composição. O artigo não menciona quais as marcas e os países onde ainda se fabricam esses tipos de batom.

Na verdade, o chumbo chegou a ser usado na composição de cosméticos, mas, hoje em dia, evita-se usá-lo até mesmo em artefactos de uso comum tais como jóias e utensílios domésticos, muito embora o acetato de chumbo seja usado em tinturas para cabelo.
Pois é até hj questiona-se se é verdade ou mentira .....dizem que é mentira mas eu tenho minhas duvidas....afinal hj em dia varias coisas possuem células cancerígenas...é bom questionar afinal com saúde não se brinca......

Friday, July 6, 2007

Paraíso para uns...




       STOPPPPPPPPPPPP...LISTEN!!!!!!!!!!!!!

      Nosso querido amigo Chu está viajando e eu fiquei encarregada de CAUSARRRRRRRRRRRRRRR NESTE BLOG!!!!!!!!
      Para começar vamos falar do lugar onde nosso amigo Chuchu está passeando o arquipélago Fernando de Noronha,um paraíso inigualável um dos lugares mais belos do Brasil ,quiçá do mundo!!!!!Mas o Chu conseguiu achar um porém ,que para mim não tem significado algum não importa em nada mas para outros....lá não tem INTERNET!!!!!
      Pois é lá não tem Internet o que para mim não faria a mínima diferença... mas para outros seria uma verdadeira tragédia grega ,os viciados em orkut,msn,jogos online enfim Internet maníacos não saberiam o que fazer em uma situação dessas.
      Agora com uma paisagem daquelas,piscinas naturais ,praias belíssimas,paisagens belas um lugar único...alguém pode se impontar com Internet?acho que não !!!!!



GOSTO É O REGALO DA VIDA, MAS ACHO QUE EM UM LUGAR DESSES A OPINIÃO É UNÂNIME NÃO HÁ COMO NÃO SE DIVERTIR!!!!





ESPERO QUE O NOSSO AMIGO CHU ESTEJA SE DIVERTINDO MUIIIITO!!!!!!!!AFINAL NÃO HÁ COMO SER DIFERENTE!!!!!!!!!!!




  

Thursday, July 5, 2007

Cachorros-quente, idéias-quente


Descobri um amigo que além de engenheiro tem uma barraca de cachorro quente como negócio particular. Vai bem o negócio. Tão bem que ele pensa em expandir, talvez até mudar de profissão.

O problema é que ele não sabe exatamente o que faz o sucesso da sua barraca. Quem conhece pode dizer que são as salsichas - de fato, ele usa salsicha de qualidade. O pão também é excelente, comprado fresquinho todo dia. A barraca é limpa e arrumada (parece até uma franquia!) O serviço também é bom e rápido. Além disso tem o molho especial - receita da vovó e até um jingle exclusivo, só cantado em situações especiais.

Todos essas são possibilidades do motivo por que a barraca vai indo bem, mas ele não sabia exatamente qual. Até que um amigo consultor resolveu ajudar examinando cada um dos motivos.

De começo, pensou nas salsichas - eram importantes para o negócio, mas não eram dificéis de se encontrar: qualquer um poderia comprá-las do mesmo fornecedor. O mesmo vale para os pães. Idem para a limpeza e rapidez. Então o jingle!!! Bem, na verdade,... o jingle era uma droga, era melhor até esquecer isso... Por último, sobrou o molho. Ninguém mais tinha a receita (nem mesmo a vovó que já partira para a melhor há muito tempo) e era uma coisa que ninguém conseguia imitá-lo.

A primeira coisa que passou pela cabeça dele foi abrir uma rede de barraquinhas e depois então montar uma franquia. Para sorte dele, o amigo consultor o lembrou que o diferencial dele não era o negócio e sim o molho. Hoje, ele, depois de pensar sobre a melhor forma de expandir o seu negócio, resolveu produzir e vender apenas o molho - em todos os lugares que você imaginar.

Tuesday, July 3, 2007

Procura-se Personal Trainer para franquias

Estive nesta última sexta na feira de franquias da ABF – Associação Brasileira de Franchising, e essa visita fez-me pensar sobre alguns pontos, principalmente sobre o mercado de academias.

Na feira sinceramente não vi nada nas franquias que estavam lá expondo que me fizesse pensar em investir para abrir qualquer um daqueles negócios. E digo por quê: não há nada realmente novo, a maioria era muito fraquinha. São dezenas de marcas querendo seu espaço ao sol no franchising brasileiro, e na maioria em segmentos com alta concentração de empresas concorrentes. Do que pude perceber, são todos mercados quase saturados, onde dificilmente um novo empreendedor conseguirá realizar seu desejo de livrar-se do patrão e ganhar bastante dinheiro.

Com raras exceções, os negócios oferecidos não tem nenhum grande diferencial competitivo, apenas o desejo do franqueador de vender o maior número possivel de franquias e ver no que dá. Sinceramente, eu estou louco ou alguém ainda acredita que comprar uma franquia de locadora de vídeos seja um bom negócio? Esse mercado está fadado a desaparecer. Em poucos anos a locação de filmes será feita como nos EUA, pela internet com a mesma facilidade com que hoje se realiza uma ligação telefônica, e com um custo bem menor do que se cobra hoje para você ir à loja, escolher o filme, pagar, e ainda ter de voltar para devolver. Se essa tendência futura não basta, que tal olhar para uma tendência passada? A Blockbuster nunca deu lucro no Brasil, e recentemente foi comprada pela Americanas, que quer na verdade usar os excelentes pontos comerciais onde as lojas estão instaladas, para montar lojas de varejo. Em pouco tempo, só ficarão as Americanas Express e a Blockbuster será uma lembrança...

Falando especificamente do mercado de academias, o que a feira me mostrou é que ainda devemos estar a anos-luz de um desenvolvimento razoável. Em um país que se gaba de dizer que é o 3o ou 4o maior do mundo em número de academias, havia apenas 2 franquias expondo seus negócios na feira – Contours Express e Citrus Gym. E não há mais do que outras 3 no mercado brasileiro: Curves (de longe a mais bem sucedida) e outras duas que ainda não se sabe a que vieram, pois por enquanto são franquias sem franqueados – Pelé Club e Gold’s Gym. É muito pouco. Algo está errado nessa “pujança” do mercado de fitness nacional.

Na revista de maio da IHRSA, saiu uma matéria sobre as franquias de fitness do mercado americano. Lá constam 55 empresas franqueadoras. E decerto deve haver outras. O número de academias americanas é o triplo do número brasileiro. E no entanto, há 10 vezes mais franquias disponíveis.

Mais uma vez, o que parece faltar aqui é um pouco mais de dedicação à inovação: academias novas, com características e público-alvo distintos, que possam atrair novos clientes para o mercado, como a Curves fez com tanto sucesso no mundo todo. A verdade hoje no Brasil é que as academias só diferem em tamanho e endereço. É tudo muito igual, programas, aulas, professores, equipamentos. Não deve ser coincidência que as que fizeram algo diferente como Curves e Contours, por mais simples que pareçam, estejam crescendo fortemente.

É de se pensar. Como diria meu amigo Gerson, uma coisa que não tinha lá era franquia de comida africana. O cara que bolar um negócio desse fica rico!

Sunday, July 1, 2007

O lado brilhante do lado negro da Lua


Hoje, achei essa fantástica: O álbum The Dark Side of the Moon é best seller mais uma vez - desta vez, claro no iTunes.

A razão, dizem, mais uma vez é o aparecimento de mais um novo formato. Graças às gerações tecnológicas: LP's, K-7's, CD's e DVD's - os fãs do Pink Floyd sempre tiveram a chance de fazer update no seu velho repertório. E põe velho nisso, o Dark Side data de 1973! De lá para cá já foram mais de 35M de cópias vendidas em seus diversos formatos.

Eu era pequeno é verdade :-), mas ainda me lembro da época em que os CD's eram novidade da vez e o álbum tinha voltado para o topo das paradas. Tudo que era fã pensava que nunca mais ia ter que sair para comprar uma nova cópia (exceto, é claro, depois de "emprestar" para algum amigo. Eu mesmo estou com uns DVD's "emprestados" em casa que só devolvo quando devolverem os meus! Não devolver livro tudo bem, já estou acostumado com isso, mas DVD... DVD a gente ainda assiste mais de uma vez... Essa vale para meu tio que tá fazendo uso capião do meu DVD do Gladiador...)

Voltando ao Dark Side, ele tá subindo de novo nas paradas graças ao Apple's DRM free music experiment with EMI disponível no iTunes Plus. Mas esse novo formato explica o ressurgimento, mas não justifica o porque desse aparente eterno sucesso. O que faz o álbum e em última instância, o próprio Pink Floyd tão vendável hoje quanto há 30 anos atrás?

Como diriam os administradores de plantão, o que garante ao Pink Floyd essa vantagem competitiva sustentável por tanto tempo está mais para ser explicado por uma confluência de fatores, externos - que remetem à época, à trajetoria da banda, e internos - estes geralmente intangíveis no sentido mais musical do termo. Algo que transcende a lógica do mercado e que deve estar bem guardado em algum lugar no lado negro da Lua.

Para entender melhor o fenômeno, só mesmo vivenciando-o. Mas mesmo assim é difícil explicar em palavras o que vi acontecer no estádio do Morumbi no dia 24 de março quando o ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters apresentou o show da turnê The Dark Side. Fãs que na época em que estas músicas foram compostas deviam ter seus -20 anos, lado a lado com coroas barrigudos de camiseta e jaquetas de couro todos saindo satisfeitos do estádio. Coisa que nem esses smurfs do Blue Man Group que estão se apresentando agora no Credicard Hall conseguem fazer.

O filho perfeito

A Taty, nossa colaboradora oficial do blog - agora também oficialmente graduanda em direito pela FMU, trouxe hoje para nós mais uma excelente leitura! Vamos a ela:

Havia na Índia um carregador de água e seus dois filhos que transportavam com as pontas de uma vara que levavam atravessada no pescoço - dois potes grandes de barro. Um dos filhos tinha uma deficiência na perna e o outro era perfeito.

O filho perfeito chegava sempre cheio ao final do longo caminho que ia do poço até à casa do patrão. Mas o deficiente chegava apenas com metade da água. E assim, durante dois anos, o carregador e seus filhos entregaram diariamente um pote e meio de água na casa do seu senhor.

O filho perfeito, é claro, estava orgulhoso do seu trabalho. O deficiente, porém, estava envergonhado da sua imperfeição. Sentia-se miserável por apenas ser capaz de realizar metade da tarefa a que estava destinado.Depois de perceber que, ao longo de dois anos, não tinha passado de uma amarga desilusão, o filho disse um dia ao pai, à beira do poço:- Estou envergonhado e quero pedir-te desculpa. Durante estes dois anos só entreguei metade da minha carga, porque a minha perna faz com que a água se vá derramando ao longo do caminho. Por causa do meu defeito, tu fazes o teu trabalho e não ganhas todo o salário que os teus esforços mereciam.

O homem ficou triste com a tristeza do filho, e disse-lhe com compaixão:- Quando voltarmos para casa do meu senhor, quero que repares nas flores que se encontram à beira do caminho. De fato, à medida que iam subindo a montanha, o filho deficiente reparou em que havia muitas flores selvagens à beira do caminho e ficou mais animado.

Mas no final do percurso, tendo-se vazado mais uma vez metade da água, o filho sentiu-se mal de novo e voltou a pedir desculpa ao pai pela sua falha. Então, o pai disse ao filho:- Reparaste em que, ao longo do caminho, só havia flores de teu lado? Reparaste também em que, quando vínhamos do poço, todos os dias, tu ias regando essas flores? Ao longo de dois anos, eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Se tu não fosses assim como és, ele não poderia ter essa beleza para dar graça à sua casa. Linda não??

Moral da história não importa como somos magros, altos, baixos, gordos, deficientes cada um tem seu valor para com a sociedade....ninguém é inutil....é como se a vida fosse um quebra-cabeça... cada peça se encaixa em um lugar, nenhuma fica sobrando.... espero que tenham gostado!
- Taty