Perguntei ao vendedor: "- O que a sua empresa faz?", ele disse:
"- Nós vendemos soluções das principais marcas de informática do mundo. Nós vendemos hardware, software e serviços. Nós oferecemos serviços técnicos de alta qualidade e preços sempre competitivos."
"- LEGAL! PARABÉNS! O que a sua empresa faz?", perguntei novamente.
"- Nós vendemos notebooks, produtos para você montar redes de computadores, serviços de suporte técnico da mais alta qualidade com excelentes profissionais que trabalham em equipe visando sempre a satisfação do cliente."
"- LEGAL! PARABÉNS! O que a sua empresa faz?", perguntei pela terceira vez.
"- Nós temos uma estrutura sólida, filiais em vários estados, nós atendemos todos os clientes de todos os tamanhos com o mesmo comprometimento e dedicação. Nós trabalhamos pelo sucesso dos nossos clientes."
Parei por ali mesmo para salvar a pele do vendedor. Quanto mais o cidadão tentava se explicar, mais se complicava em um emaranhado de palavras difíceis que não fazem sentido algum, não significam nada, não carregam prova alguma do que eles fazem. Você oferece "serviços de suporte técnico de alta qualidade"? PROVE! Você possui "filiais em vários estados"? O QUE ISSO TEM A VER COMIGO? Você tem "excelentes profissionais que trabalham em equipe". QUANDO EXATAMENTE ISSO ACONTECEU? Você "trabalha pelo sucesso dos seus clientes"? O QUE EXATAMENTE VOCÊ CRIOU PARA AFIRMAR ESSA REALIDADE?
Será que o discurso de marketing e vendas não está ficando cheio de palavras vazias? Competência, criatividade, determinação, experiência, modernidade, flexibilidade, inovação, motivação, desafio, benefício, tecnologia, convergência, capital humano, confiabilidade, sucesso, trabalho em equipe, qualidade e organização são palavras fantásticas mas totalmente vazias.
Enciclopédias inteiras foram escritas para explicar o significado dessas palavras, entretanto, de tanto abusarem do verbo, desgatou. O vento levou.
Se existe algo a se dizer que precisa de dez palavras para ser dito, use cinco ; se exigir cinco, diga em três. Quanto mais você falar, mais se enroscará nas próprias pernas. Economize palavras! Palavras vendem! Palavras espantam.
O século XXI pede uma linguagem direta, objetiva, franca, orgulhosa, próspera, positiva, eficaz, que promove a renovação das coisas e a revitalização da alma. Adote, adapte e inclua as seguintes palavras no discurso de marketing e vendas da sua empresa: Imagine, Orgulho, Simplicidade, Paz de Espírito, Prosperidade, Você pode, Você tem direito, Você exige, Você reclama, Estilo de Vida, Revolução, Renovação, Revitalização, Restauração, Independência, Segurança Financeira e Cultura. Escolha as suas palavras como se fossem diamantes, não seja um vendedor, seja um poeta.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA! QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
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