Thursday, July 5, 2007

Cachorros-quente, idéias-quente


Descobri um amigo que além de engenheiro tem uma barraca de cachorro quente como negócio particular. Vai bem o negócio. Tão bem que ele pensa em expandir, talvez até mudar de profissão.

O problema é que ele não sabe exatamente o que faz o sucesso da sua barraca. Quem conhece pode dizer que são as salsichas - de fato, ele usa salsicha de qualidade. O pão também é excelente, comprado fresquinho todo dia. A barraca é limpa e arrumada (parece até uma franquia!) O serviço também é bom e rápido. Além disso tem o molho especial - receita da vovó e até um jingle exclusivo, só cantado em situações especiais.

Todos essas são possibilidades do motivo por que a barraca vai indo bem, mas ele não sabia exatamente qual. Até que um amigo consultor resolveu ajudar examinando cada um dos motivos.

De começo, pensou nas salsichas - eram importantes para o negócio, mas não eram dificéis de se encontrar: qualquer um poderia comprá-las do mesmo fornecedor. O mesmo vale para os pães. Idem para a limpeza e rapidez. Então o jingle!!! Bem, na verdade,... o jingle era uma droga, era melhor até esquecer isso... Por último, sobrou o molho. Ninguém mais tinha a receita (nem mesmo a vovó que já partira para a melhor há muito tempo) e era uma coisa que ninguém conseguia imitá-lo.

A primeira coisa que passou pela cabeça dele foi abrir uma rede de barraquinhas e depois então montar uma franquia. Para sorte dele, o amigo consultor o lembrou que o diferencial dele não era o negócio e sim o molho. Hoje, ele, depois de pensar sobre a melhor forma de expandir o seu negócio, resolveu produzir e vender apenas o molho - em todos os lugares que você imaginar.

1 comment:

Anonymous said...

e qual é o molho então?rsrsrs...