Sunday, July 1, 2007

O lado brilhante do lado negro da Lua


Hoje, achei essa fantástica: O álbum The Dark Side of the Moon é best seller mais uma vez - desta vez, claro no iTunes.

A razão, dizem, mais uma vez é o aparecimento de mais um novo formato. Graças às gerações tecnológicas: LP's, K-7's, CD's e DVD's - os fãs do Pink Floyd sempre tiveram a chance de fazer update no seu velho repertório. E põe velho nisso, o Dark Side data de 1973! De lá para cá já foram mais de 35M de cópias vendidas em seus diversos formatos.

Eu era pequeno é verdade :-), mas ainda me lembro da época em que os CD's eram novidade da vez e o álbum tinha voltado para o topo das paradas. Tudo que era fã pensava que nunca mais ia ter que sair para comprar uma nova cópia (exceto, é claro, depois de "emprestar" para algum amigo. Eu mesmo estou com uns DVD's "emprestados" em casa que só devolvo quando devolverem os meus! Não devolver livro tudo bem, já estou acostumado com isso, mas DVD... DVD a gente ainda assiste mais de uma vez... Essa vale para meu tio que tá fazendo uso capião do meu DVD do Gladiador...)

Voltando ao Dark Side, ele tá subindo de novo nas paradas graças ao Apple's DRM free music experiment with EMI disponível no iTunes Plus. Mas esse novo formato explica o ressurgimento, mas não justifica o porque desse aparente eterno sucesso. O que faz o álbum e em última instância, o próprio Pink Floyd tão vendável hoje quanto há 30 anos atrás?

Como diriam os administradores de plantão, o que garante ao Pink Floyd essa vantagem competitiva sustentável por tanto tempo está mais para ser explicado por uma confluência de fatores, externos - que remetem à época, à trajetoria da banda, e internos - estes geralmente intangíveis no sentido mais musical do termo. Algo que transcende a lógica do mercado e que deve estar bem guardado em algum lugar no lado negro da Lua.

Para entender melhor o fenômeno, só mesmo vivenciando-o. Mas mesmo assim é difícil explicar em palavras o que vi acontecer no estádio do Morumbi no dia 24 de março quando o ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters apresentou o show da turnê The Dark Side. Fãs que na época em que estas músicas foram compostas deviam ter seus -20 anos, lado a lado com coroas barrigudos de camiseta e jaquetas de couro todos saindo satisfeitos do estádio. Coisa que nem esses smurfs do Blue Man Group que estão se apresentando agora no Credicard Hall conseguem fazer.

1 comment:

Anonymous said...

Que legal Chu!!!!!!!!!!!

É impressionante como esses caras conseguem se manter no sucesso e atrair cada vez mais gerações.....
É um estilo que não tem idade,nem sexo...bem legal....

Agora posso te contar um segredo ....

eu odeio rock...heheheheh
estou pesando em algo bem interessante para postar....... maybe uma contraição ao rock hehehe...brincadeirinha bju!!
bju