Thursday, July 19, 2007

O vôo 3054 da TAM

O voo 3054 da TAM saiu do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com 100% dos assentos ocupados e uma criança de colo. Esta foi a explicação do executivo Alberto Fajerman para que o Airbus 320 levasse 186 pessoas. Segundo ele, a aeronave tem 174 assentos para passageiros, seis para tripulantes e outros seis em condições de transporte de pessoas que não são comercializados - o que significa 185 assentos disponíveis.

Segundo ele, havia total condição de 'navegabilidade' para todos os passageiros e tripulantes, incluindo o bebê, pois a aeronave tem máscara de oxigênio para crianças de colo. As informações disponíveis sobre o Airbus 320 são de que a sua capacidade é para 174 pessoas, mas a TAM afirmou que há configurações diferentes, como era o caso da aeronave que explodiu nesta terça-feira em Congonhas, depois de derrapar na pista.

A TAM confirmou nesta manhã que 186 pessoas estavam a bordo do Airbus 320, das quais seis eram tripulantes. Segundo o comando da Aeronáutica, dentro de 30 dias devem ficar prontas as análises da caixa preta da aeronave, encontrada durante a madrugada desta quarta. Na caixa estão gravações das conversas dos pilotos e de dados do voo e da aeronave, incluindo até mesmo posição do manche, velocidade, rotação do motor e funcionamento de equipamentos.

Segundo especialistas, essas informações são suficientes para determinar as causas do acidente. Há informações de que o Airbus 320 da TAM pousou com velocidade excessiva em Congonhas e, por isso, não teria conseguido frear dentro do limite da pista. Outros questionamentos são sobre o peso e o tamanho da aeronave. De acordo com a companhia aérea, o Airbus 320 está dentro das especificações para operar na pista principal de Congonhas.

O Corpo de Bombeiros já retirou dos escombros do prédio da TAM Express 173 corpos de vítimas do acidente com o voo 3054, que explodiu nesta terça-feira dentro do galpão, depois de pousar na pista nova do aeroporto de Congonhas , derrapar e cruzar a Avenida Washington Luiz sem tocar o asfalto. Nove foram identificados no IML. O acidente já é a maior tragédia da aviação brasileira e ocorre 10 meses depois do acidente com o boeing da Gol, que matou 154 pessoas, depois de explodir no ar, atingido por um jato Legacy. .

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os trabalhos de resgate das vítimas devem terminar hoje. A identificação deve levar mais tempo, já que a temperatura pode ter atingido perto de 1000 graus Celsius, carbonizando corpos.

O Aeroporto de Congonhas voltou a operar nesta quarta. O primeiro voo decolou 6h54. Apenas apenas auxiliar está em operação. Ela é mais curta do que a principal, onde ocorreu o acidente, e não permite aviões de grande porte ou com peso excessivo.

A caixa preta da aeronave foi encontrada durante a madrugada A tragédia fez a Defesa Civil interditar 27 imóveis do entorno durante a madrugada. A tragédia do vôo 3054 foi anunciada. Um dia antes, um avião da Pantanal também não conseguiu frear e derrapou na pista molhada . Parou na lama, sem feridos.

Testemunhas dizem que viram as pessoas se jogarem do prédio e foram tomadas pelo sentimento de impotência, de nada poder fazer. - O sentimento de todos é que havia muitas pessoas morrendo no meio daquele inferno, e não dava para salvá-las - disse o jornalista Joel Leite.

Apenas depois de meia-noite começaram a ser retirados corpos da aeronave. Os feridos, atendidos em hospitais da capital, eram 16 - a maioria gente que estava no galpão da TAM Express. Parentes das vítimas começaram a chegar nesta quarta-feira a São Paulo para ajudar na identificação dos corpos. O clima era de desespero e muito choro durante a viagem. No Aeroporto de Congonhas, as pessoas eram levadas para uma conversa com legislas do IML, onde eram orientadas a ajudar na identificação com informações como objectos, tatuagens, arcada dentária e tipo sanguíneo.

Em Brasília, a CPI do Apagão Aéreo decidiu investigar as causas do acidente. Também o Ministério Público de São Paulo e a Polícia Civil do estado abriram inquérito para investigar o acidente, que ocorreu fora do limite do aeroporto.

Fiz questão de colocar a matéria inteira para que haja maior entendimento da situação,embora eu ache que não há como não haver sendo que é a noticia de maior repercussão no Brasil no momento.

Agora alguns esclarecimentos ficam a quem!!!

Como por exemplo a pista tinha condições de fazer decolagem ou aterrissagem de aviões daquele porte? Alguns suspeitam de falha humana o que eu particularmente acho impossível sendo que era um dia chuvoso.... o piloto não iria arriscar a sua vida nem a dos passageiros descendo em alta velocidade!

E mais ,será que o avião estava em perfeitas condições para abrir voo...pelo que me consta não...
Aquele aeroporto tem uma estrutura para ter alto tráfego aéreo?A pista tinha condições?

Se tivesse sido em cumbica teria ocorrido tal tragédia? ..sendo que o espaço é bem maior e não tem casas e avenidas ao redor!!

Na minha opinião o aeroporto de congonhas deveria ser interditado ou ter um fluxo menor de voos ,sendo que não tem condições de ter um fluxo desses,apesar de trazer grande comodidade,creio que seja melhor perder um pouco de tempo e chegar em um aeroporto mais isolado do que perder tantas vidas!

E isso é algo que cabe as autoridades discutir e agir!! Nada do que for dito vai fazer com que as famílias fiquem conformadas, mas é preciso tomar atitudes e que fique como exemplo e que exemplo mais triste....

É lastimável que tenha que acontecer uma tragédias tão grandes para que nossas autoridades tomem conhecimento e atitudes...

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