Sunday, July 8, 2007

Batom da câncer?


Hoje lendo uma revista de curiosidades, li uma reportagem que me deixou bem intrigada,porque eu adoro batons e cosméticos, sobre um mito que teria se espalha em 2003. A notícia se espalhou pelo mundo deixando muitas mulheres preocupadas: batom contém chumbo e chumbo causa câncer.


E a revista fez algumas observações sobre esse tal mito:
A mensagem diz que Chumbo é uma substância química. O chumbo é um elemento químico, não uma substância química.

O teste mencionado não serve para nada. Mesmo que você passe um pedaço de ouro sobre uma barra de chumbo (ou o contrário), nem o chumbo nem o ouro mudam de cor.
Segundo a mensagem, Quanto maior o conteúdo de chumbo, maior a chance de causar Câncer. A American Cancer Society diz que os estudos associando o chumbo aos diversos tipos de câncer não são conclusivos.

Mas segundo o artigo artigo Lead in lipstick a Australian Consumers' Association afirma que as marcas mais famosas de batons não trazem vestígios de chumbo, mas alguns fabricantes da Ásia, África e Oriente Médio ainda continuam a usar o chumbo em sua composição. O artigo não menciona quais as marcas e os países onde ainda se fabricam esses tipos de batom.

Na verdade, o chumbo chegou a ser usado na composição de cosméticos, mas, hoje em dia, evita-se usá-lo até mesmo em artefactos de uso comum tais como jóias e utensílios domésticos, muito embora o acetato de chumbo seja usado em tinturas para cabelo.
Pois é até hj questiona-se se é verdade ou mentira .....dizem que é mentira mas eu tenho minhas duvidas....afinal hj em dia varias coisas possuem células cancerígenas...é bom questionar afinal com saúde não se brinca......

No comments: